VIVER NA DEPENDÊNCIA
“Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo” (Tiago 4.15).A busca pela autonomia sempre foi uma das grandes lutas do ser humano, visto que ninguém gosta de ser dependente de nada e de ninguém. Gostamos de gerir a nossa própria vida, amamos tomar nossas próprias decisões. Em nosso íntimo, todos queremos ser totalmente livres e fazer o que bem entendermos. Grande engano... Todos estamos sujeitos a uma infinidade de governos diferentes e temos que nos comportar de acordo com muitas regras que outros impõem, quer gostemos ou não.
Tiago ensina que a vida é dependente, ele mostra que viver não é fruto do acaso, mas um milagre da graça de Deus. Tiago ensina que a vida depende completamente de Deus, assim como, de Deus dependem todas as nossas decisões, por isso Tiago afirma: “Se o Senhor quiser faremos isso ou aquilo”.
Nós não somos autônomos, nem somos livres para fazer o que quisermos. Todos nós estamos debaixo de governos, de regras, de etiquetas, de comandos, mas, acima de tudo, todos nós estamos debaixo do governo de Deus.
Na verdade, todos dependemos de Deus para tudo, mas precisamos admitir isso, reconhecer o senhorio de Deus sobre a nossa vida, e sermos agradecidos por Deus nos sustentar.
💌
Comentários