Receba no seu e-mail

domingo, 31 de janeiro de 2016

Escolha agora! Hebreus 13.6

Escolha agora!

“Podemos, pois, dizer com confiança: O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens?” (Hebreus 13.6)

A confiança na presença soberana de Deus é o fundamento que permite optar pela gratidão e não ceder à amargura e ao desalento nos momentos de dor! Talvez você e eu precisemos admitir que não conhecemos o significado dessa afirmação do mesmo modo que o conheceram muitos cristãos ao longo da história. Gente que, em meio a perdas terríveis, a injustiças e dores, ainda assim mantiveram o alento e escolheram ser gratas em seus corações. Qual o segredo deles? Creio que o segredo da gratidão está no tipo de atitude que escolhemos ter, dia após dia, ao enfrentarmos cada desafio da vida. E como é a atitude que gera gratidão?

“O Senhor é meu ajudador, não temerei”, diz o escritor de Hebreus. Em outras palavras: o Senhor é aquele em quem me apoio quando a subida está íngreme demais; é quem me sustenta quando tudo dentro de mim desaba e, por isso, nada ao meu redor faz sentido algum! Mesmo que meus sentimentos sejam ruins, eu sei que o Senhor está comigo e pode guiar-me quando a escuridão me cerca e me sinto completamente só. É Ele quem, por fim, se levantará como disse Jó e, mesmo depois de completamente desgastado meu corpo, eu serei revigorado por Ele! Por isso, conclui o escritor, “O que me podem fazer os homens?”. Não se trata de pensar que Deus impedirá qualquer ação humana contra nós que possa nos prejudicar! 

Na história do cristianismo há muitos exemplos de pessoas muito melhores que nós, mas que sofreram muito mais do que nós! De gente que contribuía com a vida muito mais que eu, mas que morreu muito antes de poder completar os anos de vida que já completei. Porque homens podem agir contra servos fieis do Senhor: patrões ou empregados mal intencionados, motoristas embriagados, ladrões ou profissionais sem escrúpulos… e quanto aos vírus, bactérias, intempéries, empresas, acidentes, sistemas de governo e a simples passagem do tempo, que enverga e inutiliza corpos e mentes? Num mundo caído e afetado pelo pecado as coisas tomam rumos indesejados e inesperados.


O que determina tudo é a atitude de confiar em Deus e ser sustentado por Ele. Ele é refúgio em tempos de angústia. Nos dá a “esperança certa” de que as coisas por aqui passam e que Ele está cuidando de nós. A atitude de perseverar confiando é a única forma de manter a vida no curso, seja em meio a tempestades ou em momentos de calmaria. As dores neste mundo não são distribuídas de forma justa e nem tampouco equilibrada. Alguns parecem sofrer demais, outros parecem marcados pela sorte. Alguns parecem que recebem tudo, outros, que nada recebem. E muitos parecem estar na média, parecem não ter de que reclamar. Mas a vida não é uma questão de média ou desvio padrão. Precisamos confiar em Deus e fazer do Senhor o fundamente de nossa existência. Pois o que conta na vida é seu sentido, seu significado, que só experimentamos com Deus. A experiência diária com a presença de Deus é o segredo do sentido da vida! Então, o que conta hoje é a presença de Deus no seu dia e não como o seu dia será! Faça essa escolha.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...