Receba no seu e-mail

domingo, 25 de janeiro de 2015

A importância da restituição - Números 5.6-7

Todo dia com Deus
A importância da restituição

“Diga aos israelitas: Quando um homem ou uma mulher prejudicar outra pessoa e, portanto, ofender o Senhor, será culpado. Confessará o pecado que cometeu, fará restituição total, acrescentará um quinto esse valor e entregará tudo a quem ele prejudicou”. Números 5.6-7

A maioria de nós já sentiu a dor da injustiça. Os bens podem sofrer danos ou ser roubados. Podemos ter perdido, por descuido de alguém, uma pessoa que amamos. Em geral, nenhuma compensação pelo sofrimento é suficiente. Essa passagem, no entanto, mostra, como parte da Lei de Deus, o conceito da restituição. “Restituir” significa promover compensação ou remuneração das perdas experimentadas por alguém oriundas de atos alheios. O texto bíblico deixa claro que não era suficiente dizer apenas “sinto muito, por favor, me desculpe”. Deus estabeleceu que o culpado tinha de devolver o que fora tomado e pagar juros pelo que fizera. Confessar implicava restituir.

A justiça nem sempre é feita neste mundo imperfeito. Em geral, não está em nosso poder exigir e receber remuneração por danos sofridos causados por terceiros. Na vida futura vamos experimentar justiça perfeita. Nas palavras de Isaías: “Todos os valores serão levantados, todos os montes e colinas serão aplanados: os terrenos acidentados se tornarão planos; as escarpas serão niveladas” (Is 40.4).

Até lá, precisamos estar certos de que não prejudicamos deliberadamente ninguém. Pergunte ao Senhor se precisa desculpar-se e restaurar qualquer coisa em seu passado. A alegria e a liberdade produzidas pela consciência limpa a levarão a um novo nível de intimidade com Deus. Não adie mais; dê esse passo hoje.

Oração
Deus, peço que me mostres se feri alguém e se o fiz, mostra-me como posso acertar as coisas com aquela pessoa, de modo que tudo esteja bem entre nós. Ajuda-me a pedir perdão. Quero ter a consciência sempre limpa, para que nada atrapalhe a proximidade que tenho contigo.

Fonte: Bom dia – Leituras diárias com Stormie Omartian

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...