Creia
“Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus” (1 João 5.13).
Alguns de nós serão eternamente gratos a Deus por esse versículo, porque ele nos ensina que a certeza da salvação vem primeiro e, principalmente, por meio da Palavra de Deus e não pelos nossos sentimentos. A Bíblia foi escrita, dentre outras razões, para que os que crêem no nome do Filho de Deus possam saber que têm a vida eterna.
Podemos ser gratos porque a certeza não vem por meio das nossas emoções, já que elas mudam todos os dias. “Deus não espera que a alma diga: ‘Graças a Deus estou me sentindo tão bem’, mas Ele dirige nosso olhar em outra direção, a Jesus e à Sua Palavra”. Quando alguém perguntou certa vez a Martin Lutero: “Você sente que seus pecados foram perdoados?”, ele respondeu: “Não, mas estou tão certo disso como existe um Deus no céu. Os sentimentos vão e vêm e as emoções são enganosas. Minha garantia é a Palavra de Deus; nada além dela merece crédito”.
C.I.Scofield nos lembra que a “justificação acontece nos pensamentos de Deus e não no sistema nervoso dos crentes”.
H.A. Ironside costumava dizer: “Não sei que estou salvo porque me sinto feliz, mas me sinto feliz porque sei que estou salvo”. E era por meio da Palavra de Deus escrita que ele sabia que estava salvo.
Quando lemos que o Espírito Santo testifica juntamente com nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8.16), então devemos levar em consideração que o Espírito Santo testifica principalmente através da Escritura. Por exemplo, em João 6.47 lemos: “Quem crê em mim tem a vida eterna”. Sabemos que nos confiamos a Cristo no que diz respeito à vida eterna; Ele é nossa única esperança de chegar ao céu. Por isso, através desse versículo, o Espírito de Deus testemunha-nos que somos filhos de Deus.
Naturalmente também existem outros meios de fortalecer a certeza da salvação. Sabemos que estamos salvos porque amamos os irmãos, porque odiamos o pecado e praticamos a justiça, porque amamos a Palavra de Deus e porque temos o desejo de orar. Mas o primeiro meio, o meio básico da certeza da salvação é a coisa mais garantida e confiável do universo: a Palavra de Deus.
George Cutting, em sua conhecida brochura “Segurança, certeza e gozo da salvação”, exprimiu-se assim: “O sangue nos deixa seguros; a Palavra nos dá certeza”.
Mac Donald
☆☆☆☆☆
Comentários