Receba no seu e-mail

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

O melhor caminho-Lucas 9.23-24

Todo dia com Deus

O melhor caminho 

“Jesus dizia a todos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a vida por minha causa, este a salvará.” (Lucas 9.23-24)

Seguir a Jesus pode significar e significará, deixar de andar por nossa própria conta, fazendo as coisas ao nosso modo. E ainda, significará não fazer algo que desejamos, pela simples razão de que entendemos não ser o que Cristo aprovaria. Como podemos ver, Jesus desencoraja seguidores que não estejam dispostos a mudanças, que não estejam dispostos a reavaliar seus próprios caminhos e submeter-se a Ele. Por que?

Seguir a Jesus não significa seguir certos rituais, regras ou métodos. Embora possamos usar tudo isso como forma de apoiar nossa vida de discípulos de Cristo, nada disso é seguir a Cristo. Segui-lo é uma experiência de morte e vida. É radical assim. É, dia a dia, pouco a pouco, mas perseverante e consistentemente, ir morrendo para si mesmo e ir aprendendo a viver para Cristo. Na prática é ir mudando o centro de governo de nossa história, de nossa vontade e desejos, para a vontade de Deus e Seu Reino. Para entender isso é preciso se colocar a caminho. É preciso entregar-se e começar a seguir. Mas, isso não parece perder a vida? Abrir mão de si mesmo? Alienar-se da própria existência? Pode parecer, mas não é.

Facilmente acreditamos que a vida é tanto melhor quanto mais desejos realizamos. Se assim fosse, todos os ricos seriam felizes e todos os pobres, infelizes. Mas não é verdade. Seguir a Cristo não eliminará a possibilidade de realizar desejos, pelo menos não todos! Mas a razão e a motivação do que fazemos mudará. Alguns desejos não resistirão a isso. Precisarão morrer, ou matarão nossa vida de discípulo. 

Para seguir na direção que de fato nos faz chegar ao propósito de nossa vida, é preciso optar por se guiar pela fé em Cristo, pela confiança no que Ele fez e falou, em quem Ele é. Por isso é que Jesus afirmou que quem quiser salvar a própria vida vai perde-la, mas quem perder a vida por amor a Ele, a salvará. Percebe como é arriscado seguir a Cristo? Mas é, ao mesmo tempo, o melhor caminho, o mais seguro.
@tododiacomDeus


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...