Todas as coisas colaboram.
“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8.28).
Este é um daqueles versículos que mais nos desorienta quando passamos por momentos difíceis. Enquanto o vento sopra suavemente, não temos dificuldade em dizer: “Senhor, eu creio”. Porém, quando as tempestades da vida se levantam, dizemos: “Ajuda-me na minha falta de fé”.
No entanto, sabemos que este versículo é verdade. Deus realmente opera todas as coisas para o bem. Sabemos disso porque a Bíblia o diz. A fé toma posse disso, mesmo quando não conseguimos ver ou entender.
Sabemos que é verdade por causa do caráter de Deus. Se Ele é um Deus de amor infinito, de sabedoria infinita e de poder infinito, então faz sentido que Ele planeje e opere tudo para o nosso bem maior.
Sabemos que é verdade por causa das experiências do povo de Deus. Nos calendários Choice Gleanings conta-se a história de um único sobrevivente de um acidente de barco que foi parar em uma ilha deserta. Ele conseguiu construir uma cabana para si, onde guardou tudo que conseguiu salvar do barco. Orou a Deus por libertação e ansiosamente vigiou o horizonte todos os dias, esperando que um navio passasse. Um dia, ele ficou horrorizado de encontrar sua cabana em chamas; tudo o que ele tinha estava pegando fogo. Porém o que parecia ser o pior possível foi, na verdade, o melhor. “Vimos o seu sinal de fumaça”, disse o capitão do navio que veio resgatá-lo. Precisamos lembrar que, se nossas vidas estão nas mãos de Deus, “todas as coisas cooperam para o bem”.
Certamente há momentos em que nossa fé vacila, quando o fardo parece ser insuportável e a escuridão, impossível de aguentar. Perguntamos, nestes momentos extremos: “Que bem pode jamais sair disso?” Há uma resposta.
Encontramos o bem que Deus opera no versículo seguinte (Romanos 8.29) – que sejamos “conformes à imagem de seu Filho”. É somente quando o formão do escultor desgasta o mármore que a imagem do homem aparece. E, somente quando os golpes da vida cortam fora tudo o que não é digno, é que podemos nos amoldar à Sua bendita imagem.
Então, se você não consegue encontrar nada mais de bom nas crises da vida, lembre-se desta – conformidade à imagem de Cristo.
Mac Donald
☆☆☆☆☆
Comentários