Pular para o conteúdo principal

Perdão

 Perdão

“Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou” (Efésios 4.32).

Em relação ao perdão segundo as Escrituras, existe uma seqüência bem definida a observar. Se obedecêssemos essa seqüência, seríamos poupados de muita dor de barriga e de cabeça.

Quando acontece uma injustiça conosco, o primeiro passo é perdoar interiormente, de coração, a quem nos ofendeu. Ainda não dizemos a essa pessoa que a perdoamos; mas ao perdoar em nosso coração, estamos colocando o assunto entre Deus e ela. Isso impede que nosso suco gástrico se transforme em ácido sulfúrico e nos protege de muitas outras disfunções físicas e emocionais.

Em seguida vamos até o irmão e o repreendemos sozinho (Lucas 17.3). Ao invés de ficar dizendo aos outros que alguém cometeu uma injustiça conosco, a Escritura deixa claro que devemos convencer nosso próximo diretamente: “Se teu irmão pecar contra ti, vai argüi-lo entre ti e ele só” (Mateus 18.15).

Deveríamos tentar resolver o problema entre nós, ou seja, tão particularmente quanto possível.

Se o irmão não admite seu erro e não pede perdão, voltamos a ele com uma ou duas testemunhas (Mateus 18.16). Segundo a Escritura, essa é a base para adquirir um testemunho suficiente da postura do transgressor.

Se ele ainda não se dobra, trazemos o assunto diante da igreja acompanhados das testemunhas. Se ele não quer obedecer ao veredito da reunião de irmãos, naturalmente deve ser excluído da comunhão (Mateus 18.17). Mas se ele se arrepender durante a conversa precisamos perdoá-lo (Lucas17.3). Já o tínhamos perdoado em nosso coração e agora o perdoamos na prática.

Nesse ponto é importante não lidar levianamente com o assunto. Não deveríamos dizer: “Está tudo bem. Na realidade, você nem me prejudicou”. É preferível que digamos: “Eu perdôo você. O assunto está encerrado. Vamos nos ajoelhar e orar juntos”

A vergonha de ter de reconhecer o erro e pedir perdão talvez o impeça de nos fazer mal outra vez. E mesmo que o pecado se repita e ele se arrependa mais uma vez, temos de perdoá-lo novamente. Ainda que ele peque sete vezes ao dia e se arrependa sete vezes, precisamos perdoá-lo – acreditando ou não na sua sinceridade (Lucas 17.4).

Jamais devemos esquecer que também tínhamos uma dívida enorme e essa imensa fortuna nos foi perdoada. Por isso não devemos hesitar em perdoar os trocados que nosso irmão nos deve, como o Senhor ordena na parábola que ensinou (Mateus 18.23-25).
Mac Donald
☆☆☆☆☆

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As janelas da alma-Lucas 11:34

Todo dia com Deus As janelas da alma " Os olhos são como uma luz para o corpo: quando os olhos de vocês são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz. Porém, se os seus olhos forem maus, o seu corpo ficará cheio de escuridão." Lucas 11:34 O que você tem assistido na TV? O que você está vendo na Internet? O que você está lendo? Será que os programas que você assiste e os livros que você lê têm as qualidades que Paulo cita em Filipenses 4: 8? “Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente." Segundo a Bíblia os olhos são a janela da alma. Tudo o que nós vemos vai para a nossa alma...e o que será que você tem colocado na sua alma? Aplique esse versículo em sua vida, e se algum programa de tv,internet, música ou outra coisa não tem alguma daquelas qualidades não assista, não ouça, não leia ou não faça. John Bunyan escreveu...

Gratidão-Salmos 28:7

  Âncoras para a vida Gratidão O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda.Meu coração exulta de alegria,e com o meu cântico lhe darei graças. (Salmos 28:7) Agradeço ao meu Deus pela Sua grandeza, pelo Seu amor incondicional, pelo carinho, pelo cuidado com minha família, por nunca desistir de mim, por me amparar em meus momentos tristes.  Que durante a minha existência aqui neste mundo possa sempre ter um coração agradecido conforme a Sua Palavra que diz: " Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus."( 1 Tessalonicenses 5:18)

Arrependa-se e volte-se para Deus-Atos 3:19-20

Todo dia com Deus  Arrependa-se e volte-se para Deus Stormie Omartian “Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor.” Atos 3:19-20 Ao pregar no templo, logo após a cura milagrosa de um mendigo aleijado, o apóstolo Pedro fez questão de ressaltar a importância do arrependimento para que o povo obtivesse o cancelamento dos pecados e alcanc ̧ asse descanso da parte do Senhor. Uma coisa é reconhecer que você fez algo contrário às leis de Deus; outra é entristecer-se com isso a ponto de tomar o firme propósito de nunca mais cometer a mesma transgressão. Arrepender-se é mudar de ideia, dar meia-volta e andar na direc ̧ ão contrária. É lamentar tão profundamente seu erro a ponto de fazer de tudo para não repeti-lo. Enquanto a confissão corresponde à admissão do erro e ao reconhecimento do pecado, o arrependimento é a tristeza profunda que nos leva a...