O que você pensa
“Como imagina em sua alma, assim é” (Provérbios 23.7a).A.P.Gibbs costumava dizer: “Você não é o que pensa que é. O que você pensa, isso é o que você é”. Ele está dizendo que o pensamento é a fonte de onde vem nosso comportamento. Controle a fonte e você estará controlando a corrente que jorra dela.
Por isso o domínio sobre os nossos pensamentos é uma necessidade tão fundamental. Essa razão também levou Salomão a dizer: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4.23). Aqui “coração” é usado como sinônimo de “pensamentos”.
Tiago nos lembra que o pecado começa nos nossos pensamentos (Tiago 1.13-15). Se pensarmos por tempo suficiente em fazer alguma coisa, acabaremos fazendo.
Semeie um pensamento e você colherá um ato.
Semeie um ato e você colherá um hábito.
Semeie um hábito e você colherá um caráter.
Semeie um caráter e você colherá um destino.
O Senhor Jesus salientou o significado fundamental dos nossos pensamentos ao equiparar ódio com assassinato (Mateus 5.21-22) e um olhar de cobiça com adultério (Mateus 5.28). Ele também ensinou que alguém não é contaminado pelo que come, mas pelo que pensa (Marcos 7.14-23).
Temos responsabilidade por aquilo que pensamos porque temos a capacidade de controlar o que deixamos passar por nossa cabeça. Podemos optar em ficar pensando em coisas duvidosas e indecentes ou no que é puro e está relacionado com Jesus Cristo. Cada um de nós é rei. O reino sobre o qual governamos é o império dos nossos pensamentos. Esse reino dispõe de grandiosos recursos tanto para o bem como para o mal. Somos nós que decidimos como eles serão usados.
Algumas sugestões para termos pensamentos limpos e disciplinados:
primeiro, devemos expor todo esse assunto ao Senhor em oração: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável” (Salmo 51.10).
Em segundo lugar, devemos avaliar como cada pensamento se apresenta na presença de Cristo (2 Coríntios 10.5).
Em terceiro lugar, devemos confessar qualquer pensamento mau imediatamente, banindo-o da nossa mente (Provérbios 28.13).
4. Além disso, devemos evitar uma cabeça vazia, ocupando-a com pensamentos positivos, que agradam a Deus (Filipenses 4.8).
Em quinto lugar, precisamos, sem falta, exercer disciplina no que lemos, vemos e ouvimos. Não podemos esperar uma mente limpa se nos ocupamos com lixo e sujeira.
Finalmente, devemos pensar no Senhor e nas coisas do Senhor. Se nossos pensamentos estão em “ponto morto”, as fantasias sujas tentarão entrar.
Mac Donald
☆☆☆☆☆
Comentários