Não por força, nem poder
“...Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos” (Zacarias 4.6).Este versículo guarda a importante e preciosa verdade de que a obra do Senhor não se baseia na engenhosidade ou na força humana, mas no agir do Espírito Santo.
Vemos isto na conquista de Jericó. Não foram as forças armadas de Israel que fizeram com que as muralhas caíssem. O Senhor foi quem entregou a cidade em suas mãos quando os sacerdotes tocaram as trombetas sete vezes.
Se dependesse de um grande exército, Gideão jamais teria derrotado os midianitas, porque seu exército havia sido reduzido a trezentos homens. Além disso, suas armas incomuns consistiam em jarros de barro com tochas em seu interior. Esta vitória só pode lhes ter sido dada pelo Senhor.
Elias eliminou intencionalmente qualquer possibilidade de que a força ou a habilidade humana acendesse o fogo do altar ao derramar doze barris de água sobre ele. Quando fogo desceu do céu, não havia dúvidas quanto à sua origem divina.
Apenas com a engenhosidade humana, os discípulos pescaram a noite toda e não pegaram nada. Isto deu ao Senhor a oportunidade de mostrar-lhes que precisam buscá-lO para poderem servir de forma verdadeiramente eficaz. É fácil para nós pensarmos que dinheiro é a maior necessidade do ministério cristão. Na verdade, nunca foi e nunca será.
Hudson Taylor estava certo quando disse que não precisamos ter medo de ter pouco dinheiro, mas de ter muito dinheiro não consagrado. Ou então recorremos à politicagem por trás dos panos, ou a grandes eventos promocionais, ou à manipulação psicológica das pessoas, ou a uma oratória impressionante. Nos envolvemos com projetos grandiosos de construção e com a criação de impérios institucionais, pensando em vão que isto é a chave para o sucesso.
Porém não é por força nem por poder, nem por qualquer destas coisas que a obra de Deus avança. É pelo Espírito do Senhor.
Um ministério cristão genuíno é aquele que O torna indispensável ao lutar a batalha espiritual não com armas da carne, mas com oração, fé e com a Palavra de Deus.
Por Mac Donald
☆☆☆☆☆
Comentários