Pular para o conteúdo principal

Fruto do Espírito:Alegria

 Fruto do Espírito

“Mas o fruto do Espírito é: ...alegria...” (Gálatas 5.22).

O homem jamais encontra alegria verdadeira até encontrar o Senhor. A partir daí ele entra no que Pedro chama de “alegria indizível e cheia de glória” (1 Pedro 1.8).

Qualquer um consegue se alegrar quando as circunstâncias são favoráveis, mas a alegria que é fruto do Espírito não é resultado de circunstâncias terrenas.

Ela surge a partir do nosso relacionamento com o Senhor e das preciosas promessas que Ele nos fez. Cristo teria que ser destronado antes que a alegria da Igreja pudesse ser roubada.

A alegria cristã pode coexistir com o sofrimento. Paulo une as duas quando fala de “toda a perseverança e longanimidade, com alegria” (Colossenses 1.11).

Os santos tessalonicenses haviam recebido a palavra “em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo” (1Tessalonicenses 1.6). Cristãos que passaram por sofrimentos ao longo da história foram testemunhas de como o Senhor lhes deu canções em meio à escuridão.

A alegria pode coexistir com a tristeza. O crente pode estar diante do túmulo de um ente querido, derramar lágrimas de tristeza pela perda e ainda assim se alegrar na certeza de que aquele ente querido está na presença do Senhor.

Entretanto, a alegria nunca pode coexistir com o pecado. Sempre que um cristão peca, ele perde sua canção. A alegria da sua salvação só lhe é restaurada depois que ele confessa e abandona aquele pecado.

O Senhor Jesus disse a Seus discípulos para alegrarem-se quando fossem injuriados, perseguidos e acusados falsamente (Mateus 5.11-12). E eles o fizeram! Poucos anos depois lemos que eles saíram do Sinédrio “regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome” (Atos
5.41).

Nossa alegria aumenta conforme crescemos no conhecimento do Senhor. A princípio, talvez, nos alegremos em meio a pequenas irritações, indisposições crônicas e inconveniências triviais. Porém o Espírito de Deus deseja nos levar ao ponto de vermos a Deus quando as circunstâncias não poderiam ser piores e de nos alegrarmos na certeza de que Seus caminhos são perfeitos. Somos espiritualmente maduros quando podemos dizer junto com Habacuque: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação” (Habacuque 3.17,18).
Mac Donald
☆☆☆☆☆

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As janelas da alma-Lucas 11:34

Todo dia com Deus As janelas da alma " Os olhos são como uma luz para o corpo: quando os olhos de vocês são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz. Porém, se os seus olhos forem maus, o seu corpo ficará cheio de escuridão." Lucas 11:34 O que você tem assistido na TV? O que você está vendo na Internet? O que você está lendo? Será que os programas que você assiste e os livros que você lê têm as qualidades que Paulo cita em Filipenses 4: 8? “Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente." Segundo a Bíblia os olhos são a janela da alma. Tudo o que nós vemos vai para a nossa alma...e o que será que você tem colocado na sua alma? Aplique esse versículo em sua vida, e se algum programa de tv,internet, música ou outra coisa não tem alguma daquelas qualidades não assista, não ouça, não leia ou não faça. John Bunyan escreveu...

Gratidão-Salmos 28:7

  Âncoras para a vida Gratidão O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda.Meu coração exulta de alegria,e com o meu cântico lhe darei graças. (Salmos 28:7) Agradeço ao meu Deus pela Sua grandeza, pelo Seu amor incondicional, pelo carinho, pelo cuidado com minha família, por nunca desistir de mim, por me amparar em meus momentos tristes.  Que durante a minha existência aqui neste mundo possa sempre ter um coração agradecido conforme a Sua Palavra que diz: " Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus."( 1 Tessalonicenses 5:18)

Arrependa-se e volte-se para Deus-Atos 3:19-20

Todo dia com Deus  Arrependa-se e volte-se para Deus Stormie Omartian “Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor.” Atos 3:19-20 Ao pregar no templo, logo após a cura milagrosa de um mendigo aleijado, o apóstolo Pedro fez questão de ressaltar a importância do arrependimento para que o povo obtivesse o cancelamento dos pecados e alcanc ̧ asse descanso da parte do Senhor. Uma coisa é reconhecer que você fez algo contrário às leis de Deus; outra é entristecer-se com isso a ponto de tomar o firme propósito de nunca mais cometer a mesma transgressão. Arrepender-se é mudar de ideia, dar meia-volta e andar na direc ̧ ão contrária. É lamentar tão profundamente seu erro a ponto de fazer de tudo para não repeti-lo. Enquanto a confissão corresponde à admissão do erro e ao reconhecimento do pecado, o arrependimento é a tristeza profunda que nos leva a...