Fruto do Espírito: Paz
“Mas o fruto do Espírito é: ...paz...” (Gálatas 5.22).
Assim que somos justificados pela fé, temos paz com Deus através do nosso Senhor Jesus Cristo (Romanos 5.1). Isto quer dizer que a hostilidade que havia entre Deus e nós acabou, já que Cristo lidou de uma vez por todas com a causa desta hostilidade – nossos pecados.
Também temos paz de consciência sabendo que a obra foi completa, Cristo pagou o preço dos nossos pecados e Deus os esqueceu. Porém, o Espírito Santo também quer que desfrutemos da paz de Deus em nossos corações. Esta é a calma e a tranqüilidade que vêm de saber que nossas vidas estão nas mãos de Deus e que nada que não seja da Sua vontade pode acontecer conosco.
Assim, podemos nos manter calmos quando fura um pneu do carro no meio de uma estrada movimentada. Não precisamos perder a cabeça quando o trânsito nos faz perder um voo. Paz significa manter-se calmo em um acidente de carro. Ou quando o óleo da panela pega fogo.
Este fruto do Espírito capacita um Pedro a dormir tranqüilamente na prisão, um Estevão a orar pelos assassinos que o atacavam, um Paulo a confortar outros em um naufrágio.
Quando um avião entra em uma grande turbulência e é sacudido de um lado para o outro como uma pena em um temporal, quando as asas se curvam quatro metros, quando a maioria dos passageiros está gritando enquanto o avião é sacudido, começa a cair, sobe e mergulha, a paz permite que um crente abaixe sua cabeça, entregue sua alma a Deus e O louve por qualquer que seja o resultado. Ou, mudando a ilustração, o Espírito de Deus pode nos dar paz quando estamos sentamos no consultório do médico e o ouvimos dizer: “Sinto muito, mas é maligno”. Ele pode nos capacitar a responder: “Eu estou pronto, doutor.
Sou salvo pela graça de Deus e sei que vou ‘deixar o corpo e habitar com o Senhor’”.
Assim, nas palavras do lindo hino de Bickersteth, podemos ter “Paz, perfeita paz, neste escuro mundo de pecado... quando a pressão das tarefas aumenta... com tristezas surgindo ao seu redor... com aqueles que você ama longe de você... nosso futuro completamente desconhecido” porque “a Jesus conhecemos e Ele está no trono”.
Mac Donald
Comentários