Fruto do Espírito- Mansidão
“Mas o fruto do Espírito é: ...mansidão...” (Gálatas 5.22-23).Quando pensamos em mansidão, podemos acabar pensando em Caspar Milquetoast, o personagem de histórias em quadrinhos que era a personificação da timidez e da fraqueza. Porém este fruto do Espírito é algo bem diferente. Ele vem de um poder sobrenatural, não da fraqueza.
Mansidão se refere, em primeiro lugar, à submissão carinhosa do crente a todas as ações de Deus em sua vida. O homem manso se curva diante da vontade de Deus sem rebelar-se, sem questionar ou reclamar. Ele reconhece que: “Deus é sábio demais para errar e amoroso demais para ser cruel”. Percebendo que não há acaso ou acidente, ele crê que Deus está operando todas as coisas para o bem em sua vida.
Mansidão também inclui o relacionamento do crente com outros. Aqui ele se coloca em segundo plano, não no holofote e é humilde, não arrogante. O homem manso é aquele que pratica o quebrantamento. Quando disse ou fez algo errado, ele vence seu orgulho, dizendo: “Sinto muito. Por favor, me perdoe!”.
Ele prefere ser humilhado a perder o respeito próprio. Quando sofre por fazer o que é certo, ele aguenta pacientemente sem pensar em responder. Quando é acusado falsamente, ele se abstém de defender-se. Como Trench diz, o homem manso vê os insultos e ofensas dos outros como coisas permitidas por Deus para refiná-lo e purificá-lo.
Já se definiu um homem manso como: “aquele que aceita a vontade de Deus sem ressentir-se, que pode se permitir ser gentil e compassivo por força interior e que está sob o perfeito controle de Deus”. Quando um paroquiano disse ao Dr. Alexander Whyte que outro ministro estava sendo acusado de não ser convertido, o Dr. Whyte inflamou-se de indignação. Quando o paroquiano acrescentou que o acusador havia dito que o próprio Dr. Whyte não era um verdadeiro crente, ele disse: “Por favor, saia deste escritório para que eu possa ficar sozinho e examinar meu coração perante o Senhor”. Isto é mansidão.
Todos nós somos chamados a carregar o fardo dAquele que é: “manso e humilde de coração”. Ao fazer isto, encontraremos descanso para nossas almas e, no final herdaremos a terra.
Mac Donald
☆☆☆☆☆
Comentários