Pular para o conteúdo principal

Fruto do Espírito: Fidelidade

 Fruto do Espírito: Fidelidade 

Mas o fruto do Espírito é: ...fidelidade...”
(Gálatas 5.22).


Este fruto do Espírito é geralmente chamado de fidelidade. Não é a fé que salva ou a confiança que exercemos em Deus dia a dia (embora possa incluir isto). Na verdade é a nossa fidelidade e confiabilidade na nossa conduta com o Senhor e uns com os outros. Ela já foi definida como ser: “verdadeiro consigo mesmo, com sua natureza, com qualquer promessa feita, com qualquer compromisso assumido”.

Quando dizemos que a palavra de um homem é sua honra, queremos dizer que, ao negociar com ele, não é necessário ter um contrato por escrito. Se ele concordou em fazer algo, podemos confiar que ele o fará.

O homem fiel chega na hora a seus compromissos, paga suas contas na
data, vai regularmente às reuniões da comunidade local, faz as tarefas que lhe foram designadas sem ter que ser lembrado constantemente. Ele é  inabalavelmente honesto aos seus votos de casamento e fiel no desempenho das suas responsabilidades familiares. Ele é cuidadoso ao separar dinheiro para a obra do Senhor e também na administração do seu tempo e de seus talentos.

Fidelidade significa manter sua palavra, mesmo a um alto preço. O homem  fiel: “jura com dano próprio e não se retrata” (Salmo 15.4c). Em outras palavras, ele não cancela um jantar quando recebe outro convite que oferece um cardápio melhor ou uma companhia mais agradável. Ele não volta atrás em um compromisso no trabalho em troca de uma viagem de lazer (a não ser que antes consiga um substituto adequado). Ele vende sua casa pelo preço combinado, mesmo que alguém depois lhe ofereça R$ 15.000 a mais.

O ápice da fidelidade é estar disposto a morrer antes de negar sua fidelidade a Cristo. Quando o rei ordenou que um cristão fiel negasse sua fé em Cristo, o homem respondeu: “O coração pensou; a boca falou; a mão cumpriu; e, se for necessário, pela graça de Deus o sangue deve completá-lo”. Quando ofereceram a Policarpo sua vida em troca da sua rejeição do Senhor, ele escolheu ser queimado amarrado a uma estaca, dizendo: “Durante oitenta e seis anos servi ao meu Senhor. Ele jamais me fez qualquer mal e não posso agora negar meu Senhor e Mestre”.

Os mártires foram fiéis até a morte e receberão uma coroa da vida
(Apocalipse 2.10).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As janelas da alma-Lucas 11:34

Todo dia com Deus As janelas da alma " Os olhos são como uma luz para o corpo: quando os olhos de vocês são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz. Porém, se os seus olhos forem maus, o seu corpo ficará cheio de escuridão." Lucas 11:34 O que você tem assistido na TV? O que você está vendo na Internet? O que você está lendo? Será que os programas que você assiste e os livros que você lê têm as qualidades que Paulo cita em Filipenses 4: 8? “Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente." Segundo a Bíblia os olhos são a janela da alma. Tudo o que nós vemos vai para a nossa alma...e o que será que você tem colocado na sua alma? Aplique esse versículo em sua vida, e se algum programa de tv,internet, música ou outra coisa não tem alguma daquelas qualidades não assista, não ouça, não leia ou não faça. John Bunyan escreveu...

Gratidão-Salmos 28:7

  Âncoras para a vida Gratidão O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda.Meu coração exulta de alegria,e com o meu cântico lhe darei graças. (Salmos 28:7) Agradeço ao meu Deus pela Sua grandeza, pelo Seu amor incondicional, pelo carinho, pelo cuidado com minha família, por nunca desistir de mim, por me amparar em meus momentos tristes.  Que durante a minha existência aqui neste mundo possa sempre ter um coração agradecido conforme a Sua Palavra que diz: " Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus."( 1 Tessalonicenses 5:18)

Arrependa-se e volte-se para Deus-Atos 3:19-20

Todo dia com Deus  Arrependa-se e volte-se para Deus Stormie Omartian “Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor.” Atos 3:19-20 Ao pregar no templo, logo após a cura milagrosa de um mendigo aleijado, o apóstolo Pedro fez questão de ressaltar a importância do arrependimento para que o povo obtivesse o cancelamento dos pecados e alcanc ̧ asse descanso da parte do Senhor. Uma coisa é reconhecer que você fez algo contrário às leis de Deus; outra é entristecer-se com isso a ponto de tomar o firme propósito de nunca mais cometer a mesma transgressão. Arrepender-se é mudar de ideia, dar meia-volta e andar na direc ̧ ão contrária. É lamentar tão profundamente seu erro a ponto de fazer de tudo para não repeti-lo. Enquanto a confissão corresponde à admissão do erro e ao reconhecimento do pecado, o arrependimento é a tristeza profunda que nos leva a...