Pular para o conteúdo principal

Fruto do Espírito: domínio próprio”

 Fruto do Espírito: domínio próprio”

“Mas o fruto do Espírito é: ...domínio próprio” (Gálatas 5.22-23).

A interpretação preferida deste último fruto do Espírito é autocontrole. Há versões que trazem a palavra temperança, mas ela acabou sendo associada à abstinência de bebidas intoxicantes. Autocontrole leva a idéia de moderação ou domínio próprio em todas as áreas da vida.

Pelo poder do Espírito Santo, o crente é capaz de exercitar autocontrole sobre seus pensamentos, seu apetite por comida ou bebida, sua fala, sua vida sexual, seu humor e qualquer outra capacidade que Deus tenha lhe dado. Ele não precisa ser escravizado por qualquer paixão ou desejo.

Paulo lembrou os coríntios que um atleta pratica autocontrole em todas as coisas (1 Coríntios 9.25). Ele mesmo estava decidido a não ser escravizado por nada (1 Coríntios 6.12) e assim esmurrava e subjugava seu corpo para que, tendo pregado a outros, ele mesmo não fosse reprovado (1Coríntios 9.27).

O cristão disciplinado evita comer exageradamente. Se café, chá ou Coca- Cola tem domínio sobre ele, ele abandona esse hábito. Ele sebrecusa a ser dominado pelo tabaco em qualquer forma. Evita cuidadosamente o uso de tranqüilizantes, pílulas para dormir ou outros remédios, a menos que tenha sido prescrito pelo médico. Ele controla o tempo gasto dormindo. Se estiver lutando com o problema de luxúria, ele aprende a expulsar pensamentos impuros, a concentrar-se em uma vida de pensamentos puros e a manter-se ocupado com atividades construtivas. Para ele, cada vício ou pecado constante é um Golias a ser derrotado.

Muitas vezes ouvimos cristãos reclamando que não conseguem largar certo hábito. Tal derrotismo é garantia de fracasso. Quer dizer que o Espírito Santo não é capaz de dar-lhe a vitória necessária. O fato é que não convertidos, que não têm o Espírito, muitas vezes conseguem parar de fumar, beber, apostar ou proferir palavrões. Tanto mais facilmente deveriam os cristãos ser capazes de fazê-lo através do Espírito que habita em nós!

Domínio próprio, assim como os outros oito frutos do Espírito, é sobrenatural. Ele capacita cristãos a exercitar disciplina sobre si da maneira que outros jamais conseguiriam.
Mac Donald
☆☆☆☆☆

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As janelas da alma-Lucas 11:34

Todo dia com Deus As janelas da alma " Os olhos são como uma luz para o corpo: quando os olhos de vocês são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz. Porém, se os seus olhos forem maus, o seu corpo ficará cheio de escuridão." Lucas 11:34 O que você tem assistido na TV? O que você está vendo na Internet? O que você está lendo? Será que os programas que você assiste e os livros que você lê têm as qualidades que Paulo cita em Filipenses 4: 8? “Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente." Segundo a Bíblia os olhos são a janela da alma. Tudo o que nós vemos vai para a nossa alma...e o que será que você tem colocado na sua alma? Aplique esse versículo em sua vida, e se algum programa de tv,internet, música ou outra coisa não tem alguma daquelas qualidades não assista, não ouça, não leia ou não faça. John Bunyan escreveu...

Gratidão-Salmos 28:7

  Âncoras para a vida Gratidão O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda.Meu coração exulta de alegria,e com o meu cântico lhe darei graças. (Salmos 28:7) Agradeço ao meu Deus pela Sua grandeza, pelo Seu amor incondicional, pelo carinho, pelo cuidado com minha família, por nunca desistir de mim, por me amparar em meus momentos tristes.  Que durante a minha existência aqui neste mundo possa sempre ter um coração agradecido conforme a Sua Palavra que diz: " Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus."( 1 Tessalonicenses 5:18)

Arrependa-se e volte-se para Deus-Atos 3:19-20

Todo dia com Deus  Arrependa-se e volte-se para Deus Stormie Omartian “Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor.” Atos 3:19-20 Ao pregar no templo, logo após a cura milagrosa de um mendigo aleijado, o apóstolo Pedro fez questão de ressaltar a importância do arrependimento para que o povo obtivesse o cancelamento dos pecados e alcanc ̧ asse descanso da parte do Senhor. Uma coisa é reconhecer que você fez algo contrário às leis de Deus; outra é entristecer-se com isso a ponto de tomar o firme propósito de nunca mais cometer a mesma transgressão. Arrepender-se é mudar de ideia, dar meia-volta e andar na direc ̧ ão contrária. É lamentar tão profundamente seu erro a ponto de fazer de tudo para não repeti-lo. Enquanto a confissão corresponde à admissão do erro e ao reconhecimento do pecado, o arrependimento é a tristeza profunda que nos leva a...