Fruto do Espírito: domínio próprio”
“Mas o fruto do Espírito é: ...domínio próprio” (Gálatas 5.22-23).A interpretação preferida deste último fruto do Espírito é autocontrole. Há versões que trazem a palavra temperança, mas ela acabou sendo associada à abstinência de bebidas intoxicantes. Autocontrole leva a idéia de moderação ou domínio próprio em todas as áreas da vida.
Pelo poder do Espírito Santo, o crente é capaz de exercitar autocontrole sobre seus pensamentos, seu apetite por comida ou bebida, sua fala, sua vida sexual, seu humor e qualquer outra capacidade que Deus tenha lhe dado. Ele não precisa ser escravizado por qualquer paixão ou desejo.
Paulo lembrou os coríntios que um atleta pratica autocontrole em todas as coisas (1 Coríntios 9.25). Ele mesmo estava decidido a não ser escravizado por nada (1 Coríntios 6.12) e assim esmurrava e subjugava seu corpo para que, tendo pregado a outros, ele mesmo não fosse reprovado (1Coríntios 9.27).
O cristão disciplinado evita comer exageradamente. Se café, chá ou Coca- Cola tem domínio sobre ele, ele abandona esse hábito. Ele sebrecusa a ser dominado pelo tabaco em qualquer forma. Evita cuidadosamente o uso de tranqüilizantes, pílulas para dormir ou outros remédios, a menos que tenha sido prescrito pelo médico. Ele controla o tempo gasto dormindo. Se estiver lutando com o problema de luxúria, ele aprende a expulsar pensamentos impuros, a concentrar-se em uma vida de pensamentos puros e a manter-se ocupado com atividades construtivas. Para ele, cada vício ou pecado constante é um Golias a ser derrotado.
Muitas vezes ouvimos cristãos reclamando que não conseguem largar certo hábito. Tal derrotismo é garantia de fracasso. Quer dizer que o Espírito Santo não é capaz de dar-lhe a vitória necessária. O fato é que não convertidos, que não têm o Espírito, muitas vezes conseguem parar de fumar, beber, apostar ou proferir palavrões. Tanto mais facilmente deveriam os cristãos ser capazes de fazê-lo através do Espírito que habita em nós!
Domínio próprio, assim como os outros oito frutos do Espírito, é sobrenatural. Ele capacita cristãos a exercitar disciplina sobre si da maneira que outros jamais conseguiriam.
Mac Donald
☆☆☆☆☆
Comentários