Fruto do Espírito: Bondade
“Mas o fruto do Espírito é: ...bondade...” (Gálatas 5.22).Bondade significa excelência de caráter. Alguém já a definiu como “virtude que afeta cada área”, o que simplesmente quer dizer que a pessoa que a tem é gentil, íntegra e justa em todas as áreas da vida.
Bondade é o oposto de maldade. Um homem mau pode ser enganador, imoral,traiçoeiro, injusto, cruel, egoísta, detestável, avarento e/ou desequilibrado. O homem bom, embora não seja perfeito, exemplifica a verdade, a justiça, a pureza e outras características igualmente desejáveis.
O apóstolo Paulo distingue o homem justo do homem bom em Romanos 5.7. O homem justo é íntegro, honesto e franco na sua conduta, mas pode viver friamente distante dos outros. O homem bom, no entanto, é carinhoso e amável.
Dificilmente alguém morreria por um justo, mas talvez morressem por um homem bom.
No entanto, precisamos nos lembrar de que a bondade pode ser firme. Não seria bom deixar passar ou ignorar pecados. Assim, a bondade pode repreender, corrigir e disciplinar. Vemos isto quando o Senhor Jesus, que é a bondade encarnada, limpou o Templo.
Uma característica única da bondade é que ela consegue vencer o mal.
Paulo escreveu aos crentes romanos: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Romanos 12.21). Quando permitimos que a ira de outra pessoa destrua nosso ânimo, fomos derrotados por seu mal. Porém, quando vamos além
e demonstramos graça, misericórdia e amor, vencemos o mal com o bem.
Murdoch Campbell nos conta de um ministro que vivia nas montanhas e cuja esposa tentava tornar sua vida miserável. Certo dia, quando ele estava lendo sua Bíblia, ela a tomou de suas mãos e a jogou no fogo! Ele olhou para o seu rosto e disse calmamente: “Acho que nunca me sentei ao lado de um fogo tão quentinho”. Sua bondade venceu o mal dela. Ela se tornou uma esposa amável e bondosa. Como Campbell comenta,: “Sua Jezabel se tornou uma Lídia. Seu espinho se tornou um lírio”. A bondade venceu!
☆☆☆☆☆
Comentários