Fruto do Espírito: Amor
“Mas o fruto do Espírito é: amor...”(Gálatas 5.22).
A frase: “o fruto do Espírito” nos ensina logo de partida que as virtudes que a seguem só podem ser geradas pelo Espírito Santo. Um homem não convertido é incapaz de manifestar qualquer um destes valores. Mesmo um verdadeiro crente é incapaz de gerá-los por sua própria força. Então, quando pensarmos nestas virtudes, precisamos nos lembrar de que elas são sobrenaturais e de outro mundo.
O amor do qual se fala aqui, por exemplo, não é o Eros de paixão, ou o philia de amizade, ou o storge de afeição. É o amor agape – o tipo de amor que Deus demonstrou para conosco e que Ele quer que demonstremos aos outros.
Deixe-me ilustrar! O Dr. T. E. McCully foi o pai de Ed McCully, um dos cinco jovens missionários martirizados pelos índios Aucas, no Equador. Certa noite, quando o Dr. McCully e eu estávamos juntos, de joelhos no Oak Park, em Illinois, o pensamento dele voltou-se para o Equador e para o Rio Curaray que guarda segredo da localização do corpo de Ed. Ele orou: “Senhor, permita que eu viva tempo suficiente para ver os homens que mataram nossos meninos serem salvos, que eu possa colocar meus braços ao redor deles e dizer-lhes que eu os amo porque eles amam meu Cristo”. Quando me levantei vi um filete de lágrimas descendo pelo seu rosto.
Deus respondeu aquela oração de amor. Alguns daqueles índios Aucas depois professaram fé em Cristo. O Dr. McCully foi até o Equador, conheceu estes homens que haviam assassinado seu filho, lançou seus braços em torno deles e lhes disse que os amava porque eles amavam o seu Cristo.
Este é o amor agape. Ele é imparcial, busca o bem de todos – tanto dos simples quanto dos grandes, tanto dos inimigos quanto dos amigos. Ele é incondicional, não pede nada em troca da sua constante entrega. Ele é sacrificial, não se importa com o custo. Ele é altruísta, mais preocupado com as necessidades dos outros que com as suas. Ele é puro, livre de qualquer traço de impaciência, inveja, orgulho, desejo de vingança ou ódio.
O amor é a maior virtude de qualquer vida cristã. Sem ele, mesmo nossos esforços mais nobres são inúteis .
Mac Donald
Comentários